Banhos Gelados

Os benefícios dos banhos gelados são muitos. Estes foram agrupados em três grupos, tal como pode ler abaixo.

Saúde
em Geral

Grande suporte ao sistema imunológico.

Os banhos gelados criam um estímulo da circulação sanguínea, isto porque a exposição ao frio extremo pode provocar uma resposta do sistema nervoso simpático, resultando na redução do diâmetro dos vasos sanguíneos para conservar o calor corporal, forçando, assim, a que o sistema linfático bombeie os fluídos linfáticos por todo o corpo com mais eficiência, eliminando bactérias, micróbios e resíduos das células, terminando numa limpeza do organismo. Após o banho gelado, quando o corpo aquece, os vasos sanguíneos dilatam-se, promovendo uma melhor circulação sanguínea e ajudando a melhorar a entrega de oxigénio e nutrientes aos tecidos.

Quanto à redução da inflamação, esta acontece porque a exposição ao frio tem efeitos anti-inflamatórios através do aumento de noradrenalina. Este neurotransmissor pode reduzir drasticamente a inflamação e ajudar na redução da dor crónica. Além disso muitas pessoas relatam uma sensação de aumento de energia e alerta após um banho gelado. Isto está relacionado com a libertação desses neurotransmissores, que estão envolvidos na regulação do humor e da disposição.

Embora a conexão direta entre banhos gelados e sistema imunológico ainda esteja a ser estudada, há evidências de que o stress agudo do frio pode desencadear respostas imunitárias, como o aumento da produção de glóbulos brancos e a libertação de citocinas, que são proteínas envolvidas na regulação da resposta imunológica resultando num fortalecimento do sistema imunológico.

A prática de banhos gelados pode ajudar o corpo a adaptar-se e tornar-se mais resistente ao stress, tanto físico quanto mental. Isso pode ter efeitos positivos sobre a saúde geral e a capacidade do corpo de lidar com desafios externos. Quando realizados antes de dormir, traduzem-se numa melhoria da qualidade do sono e redução de insónias, isto porque o maior obstáculo para se adormecer, muitas das vezes, passa por uma temperatura corporal muito alta.

Aptidão
Mental

Permite um "boost" de energia.

O "choque" do frio durante um banho gelado faz com que o corpo liberte muita adrenalina para manter a temperatura corporal estável, o que, por consequência, provoca um aumento da sua energia, de concentração e foco mental logo após a imersão. O resultado é simples: uma maior ativação muscular proporcionando um "boost" de energia, o que se pode traduzir numa maior motivação e produtividade ao longo do dia.

Já a libertação de neurotransmissores, como a noradrenalina, durante a exposição ao frio pode ter efeitos positivos no humor, resultando numa sensação de euforia ou elevação do ânimo. Muitas pessoas relatam uma melhoria do humor após tomarem um banho gelado. Além da noradrenalina, esta exposição ao frio pode estimular a produção de dopamina e serotonina, que estão associados ao prazer e bem-estar, o que levará a uma sensação geral de felicidade e satisfação.

Tal como referido ao nível da saúde em geral, a prática dos banhos gelados provoca o stress agudo do frio, o que pode ajudar a aumentar a resistência ao stress mental. Ao enfrentar o desconforto do banho gelado e superá-lo, pode desenvolver uma maior capacidade de lidar com situações stressantes na vida quotidiana, promovendo um estado de maior resiliência.

Pratique a disciplina e a concentração.

Recuperação
Física

Ao nível desportivo e de alto rendimento.

Os banhos gelados podem desempenhar um papel importante na recuperação física, especialmente para atletas e indivíduos envolvidos em atividades desportivas de alto rendimento. No entanto, é importante utilizar esta técnica com moderação e em conjunto com outras estratégias de recuperação, como o descanso e nutrição adequados e o alongamento.

A imersão em água fria pode ajudar a reduzir a inflamação muscular e articular após o exercício intenso. O frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos, o que diminui o fluxo sanguíneo para as áreas inflamadas reduzindo, assim, o inchaço e a dor associada.

A exposição ao frio pode proporcionar alívio da dor muscular induzida pelo exercício, ajudando a reduzir a sensação de dor e desconforto após um treino intenso. Isso pode facilitar a recuperação e permitir uma maior tolerância ao treino subsequente. Da mesma forma, essa exposição ao frio pode ajudar a acelerar o processo de recuperação muscular, permitindo que os atletas recuperem mais rapidamente entre as sessões de treino. Isso é especialmente importante para atletas de alto rendimento, que têm um cronograma de treino rigoroso e precisam maximizar o tempo de recuperação.

Da mesma forma, além da recuperação de lesões, os banhos gelados podem prevenir essas mesmas lesões, mantendo os músculos e articulações saudáveis e bem recuperados. Além de provocar uma melhoria da circulação sanguínea, ajudando na entrega de nutrientes essenciais e na remoção de resíduos metabólicos, promove, então, uma recuperação mais eficaz.

Estou interessado...
Mas ainda tenho umas questões?

Contacte-nos utilizando o formulário abaixo.

LOTI